quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Projeto de Aprendizagem:

                                                                 Traumas da Infância
Definição da temática:
Psicólogos constataram que pessoas que experienciaram acontecimentos traumáticos na infância tendem a sofrer mais de ansiedade, pânico, pouco controlo da raiva, problemas de sono, alcoolismo, abuso de drogas e queixas físicas. As carências e problemas psicológicos da vida adulta, na maioria das vezes, são resultado de uma infância conturbada e problemática.

Problematização:
Diariamente nos deparamos com noticias de casos que nos surpreendem envolvendo crianças, como estupros vindo de familiares ou até meso de estranhos, agressões físicas e verbais, causando vários problemas no desenvolvimento de aprendizagem e na vida social da criança. Procuramos pesquisar mais sobre esse assunto para saber as formas adequadas para ajudar as crianças a superar os traumas.


Certezas Provisórias:
A moderna Psicologia Cognitiva, através dos modelos das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs)  tem trazido contribuições relevantes no que diz respeito a como identificar precocemente estes quadros de violência contra a criança, bem como em formas de atenuar as alterações decorrentes, seja em termos comportamentais, afetivos ou de pensamento. As crianças geralmente se tornam mais agressivas, silenciosas, anti-sociais, inseguras, indecisas e mostram grande diferença no ensino escolar, por exemplo, se desinteressa por frequentar a escola. Com o passar do tempo, ao chegar na vida adulta, os traumas infantis como a perda de vínculos afetivos devido à morte de pais ou de irmãos ou, ainda, a privação de um ou de ambos os pais por separação ou abandono, violências em geral  podem se manifestar em forma de depressão, isso foi comprovado por estudos e pesquisas feitas nas ultimas décadas.

Duvidas Temporárias:
*Uma criança que sofreu algum tipo de abuso sexual tem alguma forma de superar definitivamente este trauma?
*Uma criança que foi criada longe dos pais podem ficar traumatizadas, como fazer para ajuda-las?

Planejamento do programa de forma cooperativa:
Normalmente, o que se chama de trauma, em uma criança, é quando esta é abusada sexual, física, emocional ou mentalmente. O que muitos de nós não percebemos é como pequenos acontecimentos podem ser traumatizantes. As pessoas, a partir de suas experiências de vida, passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte. O trauma deixa marcas e, sempre que voltam as lembranças, essas marcas vão se aprofundando. O trauma aprisiona os sentimentos fazendo com que as pessoas só pensem no que aconteceu.
Como ficar em paz com nossos filhos sabendo que existem pessoas capaz de cometer barbaridades contra eles e estragar o resto de suas vidas? Realmente está cada vez mais difícil conviver com as pessoas. As crianças são como terra fofa ou molhada, qualquer trauma é como se fosse um buraco profundo e fácil de fazer. Esses buracos, às vezes, ficam para o resto da vida, causando maus humor, tristeza e doenças.




4 comentários:

  1. Realmente é um assunto muito debatido ultimamente.
    Ótima escolha!

    ResponderExcluir
  2. Muito interesante o assunto abordado pois a infância é um período muito marcante e a criança precisa de cuidadores que sejam um porto seguro para poderem se desenvolver.

    ResponderExcluir