quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A morte de um ente querido pode causar trauma. Segue algumas dicas para evitar este tipo de trauma infantil:

Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para o jornal O Liberal

Como falar sobre morte com uma criança:

- Como responder a uma criança que pergunta para onde um ente querido vai quando morre?

Psicóloga: Esta resposta está fortemente vinculada à crença à qual a família quer criar esta criança. Várias respostas são corretas conforme a religião da familia: “Ele foi para o céu”, ou “Foi para um lugar bonito e tranquilo”, ou “O tempo dele acabou, como tudo na vida tem um fim, mas estará sempre em nossos corações e nossas lembranças”, “Ele ficará num lugar bacana até que volte para Terra com outro corpo, mas sua alma continuará a mesma”, etc.

- O que falar para a criança para parar aquela dor no peito da saudade?

Psicóloga: “Vamos pensar nos momentos bonitos que tivemos juntos, essas lembranças são suas e nada nem ninguém poderá tirar de nós. Você lembra quando.... (passeamos juntos..., ele te deu aquele presente..., ele fez aquela surpresa..., etc). Somos muito sortudos por te-lo em nossas vidas, e isso é muito bom. Valeu a pena curtir com ele e mesmo que já tenha acabado ele continuará em nós na forma dos ensinamentos que nos passou. Ele nos ensinou que é muito bom gostar de alguém, que devemos continuar a manter pessoas legais em nossas vidas.”

- E se ela perguntar: quanto tempo eu tenho que ficar triste?

Psicóloga: “É muito normal que você fique triste, pode se sentir assim pelo tempo que perceber que a tristeza vem. Eu também estou triste e isso só significa que ele era muito importante para nós e que temos muita sorte por tê-lo  conosco por esse tempo que passamos juntos. Essa tristeza pode ser incomoda agora mas com o tempo você verá que te fortaleceu e te ajudará a curtir cada momento bom com as pessoas que estão com você.”

- Se ela pedir para ter fotos no quarto dessa pessoa que se foi, como responder à ela?

Psicóloga: “Sim, você pode lembrar dele o quanto quiser e as fotos ajudam a manter a memória viva. Olhe para estas fotos com o carinho que você gostaria de mostrar se ele estivesse aqui agora e deixe seu coração ficar feliz por você ter a oportunidade de manter lembranças tão legais dele.”

- O que dizer se ela pedir para ir no cemitério quando fizer aniversário da morte?

Psicóloga: “Sim, pode ir, iremos juntos, compraremos flores e deixaremos bonito o lugar que representa sua passagem por nossas vidas. Lembraremos dele com carinho.”
http://www.marisapsicologa.com.br/trauma-emocional.html

Um comentário:

  1. Ótimas as dicas , realmente um assunto que nem os adultos conseguem trabalhar bem em si mesmo, imagina isso para uma criança, que não possui o mesmo nível de compreensão do adulto.

    ResponderExcluir